quinta-feira, 3 de maio de 2012

Marc Jacobs comemora 15 anos à frente da Louis Vuitton


Conheça um pouco da trajetória do estilista norte-americano.


Marc Jacobs

Em outubro de 2011, durante a temporada de verão 2012 parisiense, a imprensa (e as conversas de corredor) dava como certa a saída de Marc Jacobs da Louis Vuitton. O desfile teve um clima de despedida, com direito a lágrimas do estilista americano. Todos apostavam em sua ida para a Dior, que ainda não encontrou o substituto definitivo de John Galliano, demitido no começo do ano passado. O burburinho não procedeu e Jacobs, que disse a todos que ficava, completou 15 anos à frente da maison.

Após ser demitido da Perry Ellis, o estilista deu a volta por cima e foi anunciado oficialmente como diretor criativo da Vuitton em 1997. A tarefa não seria nada fácil: repaginar a imagem da grife, pela primeira vez em 143 anos de existência, criar linhas de prêt-à-porter feminina e masculina para uma etiqueta especializada em acessórios.

"Fiquei extasiado ao ver que a marca pensava em fazer moda. Mas também fiquei chocado, pois eu era americano", diz, se referindo ao descrédito que recebeu de início. "Insiders" da indústria torciam o nariz e se perguntavam: "Como um estrangeiro pode cuidar de uma das maiores maisons francesas?" Jacobs provou seu talento ao criar coleções antológicas.
 
Desfile de verão 2008 da Louis Vuitton
Quem pode se esquecer do desfile de verão 2008, com a participação das tops Stephanie Seymour, Naomi Campbell, Nadja Auermann, Isabeli Fontana, Natalia Vodianova, Lara Stone e Eva Herzigova - todas devidamente vestidas de enfermeiras e carregando bolsas feitas em parceria com o artista Richard Prince? 
Bolsas da Louis Vuitton

Midiático, Marc Jacobs também contou com o auxílio luxuoso de celebridades para garantir ainda mais publicidade à etiqueta. Madonna, Jennifer Lopez, Uma Thurman e Scarlett Johansson estrelaram anúncios. O próprio estilista virou uma espécie de garoto-propaganda. Abandonou o estilo geek tímido para vestir-se elegantemente e mergulhar no jet-set. Também perdeu alguns quilinhos, o que o motivou a aparecer com pouca roupa em campanhas apimentadas.

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